Futurologia: daqui a 5 anos, pela IBM

janeiro 9, 2014

Um novo ano começou e a Novelo preparou uma série de posts que mostram tendências para o futuro em temas como tecnologia, comunicação e sociedade. Quer saber como viveremos nos próximos anos? Leia aqui no blog da Novelo. 

Em dezembro de 2013, a IBM divulgou suas previsões sobre tecnologia e inovação para os próximos cinco anos. Segundo a empresa, uma nova  geração de máquinas vai aprender a se relacionar com os humanos de um jeito mais personalizado e agir de acordo com o comportamento das pessoas. Essas tecnologias já estão emergindo com o avanço da computação em nuvem (cloud memory), o Big Data e a convergência de mídias. Teremos muito mais informação disponível e com um volume tão grande, a tendência é que a análise de dados e a personalização seja cada vez mais um diferencial competitivo. 

Confira abaixo as previsões da empresa:

1 – A SALA DE AULA VAI APRENDER

O setor de educação passará por uma revolução digital. A sala de aula do futuro vai apostar no ensino personalizado com a ajuda da tecnologia. O currículo será adaptado de acordo com o ritmo do aluno, as aulas contarão com novos métodos de ensino e sistemas vão apoiar os professores na análise de dados e estatísticas de desempenho dos alunos.

2- A COMPRA LOCAL VAI SUPERAR A VIRTUAL


Apesar do aumento das compras virtuais, as lojas físicas terão um grande destaque. Elas serão cada vez mais necessárias para criar experiências que não podem ser replicadas no mundo digital. Teremos mais lojas-conceito e ações de marketing criativas no ponto-de-venda. Além disso, ferramentas como Realidade Aumentada, geolocalização, aplicativos de celular que comparam preços, avaliam informações de rótulos, origem dos produtos entre outros, farão com que os consumidores tenham mais informações na hora de comprar.

3- MÉDICOS USARÃO DNA EM TRATAMENTOS DE SAÚDE  

A medicina vai dar um passo importante no uso da genética para a prevenção e tratamento de doenças. Hoje é comum a avaliação dos genes para detectar possíveis doenças futuras. Mas a tendência é que tratamentos também usufruam dos avanços da genética. Daqui a cinco anos, o câncer, por exemplo, será tratado com análise do DNA.  O sequenciamento genético vai demorar apenas 1 dia e essa análise vai ajudar médicos a salvar vidas.

4- PROTEÇÃO ONLINE INTELIGENTE

Os softwares anti-vírus não serão os únicos a protegerem potenciais ataques cibernéticos. Os sistemas de segurança vão ter uma visão 360º graus dos dados de uma pessoa e seus computadores. Ao aprender sobre o comportamento do usuário, o guardião digital vai detectar falhas do sistema que permitem ataques e roubo de informações pessoais.

<iframe width=”640″ height=”360″ src=”//www.youtube.com/embed/al8ng82nRss?feature=player_embedded” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>

5- A CIDADE VAI TE AJUDAR A VIVER NELA

As cidades estão cada vez mais conectadas e vão se adaptar às necessidades dos cidadãos. Redes sociais, aplicativos, sites e novos serviços vão mudar o jeito que o cidadão se relaciona com seus governantes, que devem ficar atento a essas novas vozes não apenas nas eleições, mas todos os dias. As prefeituras vão investir na Big Data e cidadãos processarão milhares de informações em tempo real, que vão gerar informações sobre como as pessoas vivem, o que elas desejam e precisam, como se locomovem, entre outros interesses.

 

Comente

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.